20 maio 2012

Asa de Raia “Descaldeirada”

Baptizei este prato com o nome de “Descaldeirada”. Porque é um prato com os sabores muito próximos da nossa típica caldeirada mas com os ingredientes cozinhados separadamente para tirar o melhor de cada um.

Photobucket

Ingredientes para 4 pessoas:
2 asas de raia (800 g)
azeite virgem
3 dentes de alho
pimenta vermelha
1 lima
1 malagueta
4 batatas
300g azeitona preta
ramo de hortelã


molho:
1 cebola
4 tomates maduros
½ pimento vermelho
azeite virgem
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cálice de vinho branco


Coloque as asas de Raia num tabuleiro com os dentes de alho esmagados e a pimenta vermelha, tempere com sal e cubra com azeite virgem.

Photobucket


Leve ao forno a 150º durante cerca de 30 minutos (assim que a carne se começar a soltar das cartilagens está pronto).
Para o molho, corte a cebola ao alto e faça meias rodelas, descasque o pimento e corte às tiras. Descasque também o tomate e tire as pevides, corte aos gomos e leve tudo a suar com a folha de louro em lume brando num tacho com azeite. Junte os alhos picados e a malagueta e espere que fique tudo tenro sem deixar fritar. Perfume com o vinho branco. Ao mesmo tempo coza as batatas cortadas às rodelas com cerca de um dedo de espessura.
Pique as azeitonas e reserve.

Para empratar, escorra a raia, ao lado coloque as batatas e por cima o molho. Perfume com o hortelã cortado em juliana e as azeitonas picadas. Decore com um gomo de lima sem pele.











Truques: O tempo de cozinhar o peixe é muito inferior ao de cozer as batatas. Se cozinharmos tudo junto, ou as batatas ficam cruas ou o peixe cozinhou de mais e fica seco. Esta forma de cozer a raia faz com que fique muito suculenta.



Receita de Pedro Caixado
Confecção Pedro Caixado
Fotos Margarida Delgado

Sem comentários:

Enviar um comentário